quarta-feira, 12 de novembro de 2008

PROPOSTA AVALIATIVA 12.11.2008

DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA/SOCIEDADE DA FORMAÇÃO/PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAL



1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da tecnologia hoje, permite um avanço estupendo, em todas as áreas,com significado excepcional na saúde,beneficiando assim uma grande massa tanto do ser racional quanto irracional. Usando-se para o bem e para o mal, no tocante ao lado bom, são os aparelhos com resoluções tridimensionais, que buscam resultados nítidos, auxiliando assim a medicina com diagnósticos precisos.
O outro lado da moeda é o uso que fazem com ajuda dessa tecnologia avançada para produzir aparelhos com mecanismos destruidores, como os mísseis a bomba e a pedofilia e tantas outras barbáries que se vê ultimamente. Isto sem falar nas pessoas que invadem as contas correntes e às vezes deixam as pessoas em situações muito difíceis.
A sociedade como um todo é um espaço privilegiado de aprendizagem. Mas ainda é a escola a organizadora e certificadora principal do processo ensino aprendizagem, onde aprende tanto o aluno quanto o professor, mesmo em escola de países desenvolvidos como Portugal que já existe escola funcionando 99% (noventa e nove por cento), virtual como é o caso da escola da ponte, ainda assim existe a presença do professor como mediador dessa interação.
Se o papel da educação formal é, preparar o sujeito para esse desafio, com uma postura de reflexão e analise, desse novo contexto, dentro dessa nova realidade que é a tecnologia. Mesmo na educação formal é necessária uma compreensão mais aguçada do educador, para entender essa cadeia que se tornou hoje a tecnologia. Compreender a realidade e intervir nesse processo, a partir de seus limites e possibilidades, bem como no seu processo de formação permanente e contínua em sua prática pedagógica.


2 O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA


A capacidade se legitima não tanto por seu valor social e cultural, mas por sua importância do ponto de vista disciplinar ou por seu papel no desenvolvimento cognitivo dos sujeitos.
O o papel da escola é preparar o sujeito para esse desafio, de forma a garantir o seu desenvolvimento e competências que lhes permitam de modo autônomo, a atualização constante.
O professor educar para a cidadania, onde o aluno possa ter e compreender pensamentos próprios, que venha a facilitar o seu pensamento crítico, formando assim um cidadão consciente e responsável.
Hoje a evolução tecnológica, nos permite aprender de muitas formas e em lugares diferentes, a sociedade como um todo é um espaço privilegiado de aprendizagem. Mas ainda é a escola a organizadora e certificadora principal desse processo de ensino – aprendizagem.
As vantagens são inúmeras, entre elas a realização de pesquisa em todos os âmbitos educacionais, em tempo real, que vem facilitando e muito essa aprendizagem. A desvantagem é quando fazem uso inadequado dessa tecnologia.
Para prejudicar o próximo, e quando essa mesma tecnologia existe em determinado espaço escolar e não pode ser usada, por falta de pessoas capacitadas. Cabe a escola facilitar e buscar esses recursos tecnológicos, e capacitar os professores para que eles possam repassar esse conhecimento para o aluno.


3 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM


3.1 INFORMÁTICA NA ESCOLA-PAPEL E PROCEDIMENTO DA GESTÃO


A utilização da informática na escola é um dos meios que pode melhorar muito o crescimento geral de todo o trabalho educativo, portanto a informática ela só vem a beneficiar e fortalecer o trabalho na escola, trazendo assim motivação para os alunos e até mesmo para os professores realizarem seus trabalhos com mais determinação e de forma mais atrativa.
Trabalharíamos com programas destinados para o aperfeiçoamento dos professores na área da informática onde os mesmos pudessem usar como ferramentas didáticas e pedagógicas. Um administrador tem nas tecnologias, hoje, um apoio indispensável ao gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas.
Para pensar a educação do futuro e refletir sobre o processo de globalização da cultura e das comunicações visando assim uma boa aprendizagem com abertura na busca de novos conhecimentos,
A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade.

3.2 INFORMÁTICA NA SALA DE AULA-USO PESSOAL E DIDÁTICO PELO PROFESSOR

O Projeto DVD Escola Integra um conjunto de políticas e ações do Ministério da Educação cujo foco é garantir a universalização, o elevado padrão de qualidade e a eqüidade da educação básica no Brasil. Caracteriza-se como Projeto de sinalização e compromisso, com a atualização tecnológica e democratização da TV Escola.
A utilização será de grande importância Uma vez que o acervo e os modernos aparelhos de DVD alcançarão escolas públicas ainda não atendidas e será de grande utilização para aprendizagem presencial ou virtual de alunos e professores.
Rádio Escola
O Programa Rádio Escola desenvolve ações que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico de comunidades escolares, o desenvolvimento de agente principal o cidadão e o treinamento de grupos profissionais.
Entendemos que o salto tecnológico que tem causado profundas modificações culturais pode efetivamente trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem às oportunidades de apreensão do saber através das variadas mídias existentes.
Na área educacional, essas novas tecnologias potencializam as mais antigas, integrando-se a elas e proporcionando uma democratização da produção e recepção do conhecimento e das informações (informações aqui entendidas como patrimônio público, de acesso aberto a todo o povo brasileiro).
A interatividade cada vez maior dos meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades específicas nos que dela fazem uso. Caso contrário aparecerá uma nova forma de exclusão social: o analfabetismo dos meios de comunicação.
O Rádio Escola, ciente dessa nova realidade, tem por princípio essa “educação para, sobre e na mídia”, oferecendo para os que partilham da realidade de nossa cultura o pleno exercício da cidadania.
Vários foram os textos que me chamaram a atenção, discutidos em sala de aula, mas entre todos eles, o que mais me maravilhou,foi à construção do conhecimento. No tocante ao empirismo dentro da psicologia behaviorista, na visão de Skinner.
Sua visão do homem e do universo, sua definição do conhecimento, suas estratégias semânticas e sua atitude frente à noção de verdade científica. Sua história é traçada em termos de continuidade e descontinuidade paradigmáticas.
Como todo movimento intelectual, o behaviorismo carrega em si os efeitos da história que o moldou. É importante ressaltar que o behaviorismo é uma das grandes tradições que deram direção ao que conhecemos hoje como a psicologia científica, trouxe idéias inovadoras a respeito da natureza do homem e de como estudá-lo.
É uma filosofia da mente porque formula pressupostos sobre a natureza humana. Finalmente, representa um conjunto de valores que devem ser considerados como uma ideologia dentro da Psicologia.

3.3 INTERNET COMO RECURSO DIDÁTICO-METODOLÓGICO
Novos desafios na educação internet na educação Presencial e virtual

Com a chegada da internet defrontamo-nos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Ensinar é gerenciar a seleção e organização da informação para transformá-la em conhecimento e sabedoria, em um contexto rico de comunicação.
Não podemos ver a internet como solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode modificar como nunca antes, a pesquisa individual e grupal.

A internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente. Modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas.
Estão acontecendo mudanças tão profundas na sociedade, que elas afetam também a educação. Nunca tivemos tantas transformações em todos os campos-na medicina, nas ciências, no comportamento, e também na educação.
Está havendo pressão pela educação contínua, pela educação à distância. Isso nos obriga a repensar os modelos pedagógicos que nós temos. Começam a se aproximar metodologias, programas, tecnologias e gerenciamento, tanto dos cursos presenciais como dos cursos à distância ou virtuais.
Aos poucos a educação vai-se tornando uma mistura de cursos, de sala de aula física e também de intercâmbio virtual. Daqui a cinco anos, aproximadamente, falar de educação à distância e de educação presencial não vai ter sentido.
Tudo será híbrido nesses próximos anos e será possível com facilidade fazer cursos em vários lugares, Estão surgindo consórcios de educação à distância, públicos e particulares, isso nos obriga a redimensionar, a reorganizar o conceito de aula presencial.
O conceito de aula muda porque, mesmo distante, o processo de aprendizagem pode acontecer. Á medida que essas tecnologias vão-se tornando, além de escrever mais e mais rápida, além de escrever coisas e ler mensagens, poderemos ver os alunos, eles verão o professor.
Então, isto vai modificar profundamente todo o conceito que nós temos de aula e o nosso papel professor e aluno. Para falar dos cursos mais avançados, existe o conceito que nós chamamos de banda larga de transmissão em tempo real.
Permitem que haja que haja um acesso maior de velocidade, uma pessoa coloca uma câmara pequena, a outra coloca também uma câmara, e as pessoas se vêem, se falam. O aluno pode utilizar um Chat e fazer uma pergunta ou um comentário, basta ter só um pouquinho mais de velocidade e isto já começam a ser possível.
Nós temos que pensar sobre como dar aula. É desafiador. Não é um modismo, não é algo voluntário e só alguns professores fanáticos irão fazer. Cada um de nós vai, de alguma forma confrontar-se com essa necessidade de reorganizar o processo de ensinar.
Não será tudo a distância, sem contato físico. Nós precisamos do contato, do encontro. Ele é e será sempre superior ao que nós fizermos através de uma câmara, vale muito mais a pena, pela intensidade da troca, estarmos juntos. Mas a comunicação virtual será muito mais econômica e cômoda para todos.
As mudanças serão muito significativas. O papel do professor no nível superior também está se modificando bastante. Na escola, na pré-escola, a inserção em ambientes virtuais será feita com muito mais cuidados, vai ser muito mais difícil, no sentido de ser ter mais cuidado. A criança tem que aprender a conviver a estar com os outros, a socializar-se. Então, o foco da educação a distância não será para alunos pequenos. A pré-escola incorporar alguns momentos em que os alunos navegarão na internet.
Verão outras crianças em outras escolas, conversarão, mas, em geral, eles estarão fisicamente juntos, aprendendo a conviver. Na educação superior e contínua de adultos, a flexibilidade de propostas pedagógicas e tecnológicas será muito mais abrangente.

3.3.1 ANÁLISES DE SITES QUE OFERECEM ÓTIMOS CONTEÚDOS E RECURSOS DIDÁTICOS-VER AS SUGESTÕES QUE CONSTAM NA APOSTILA E MAIS OS SEGUINTES.


São sites interessantes, que muito ajudariam no desenvolvimento metodológico, em várias matérias, na matemática, poderia ser tratada a questão do desenho no tocante a quantidade, a observação das cores a percepção cognitiva (Nestlé mais divertida).
Usaria também os rótulos das embalagens para promover jogos diversificados. (Smilinguido), Você pode também, está vendo a questão da disciplina, a obediência, que criança tem que dormir cedo, que dormir cedo faz bem a saúde.
Todos eles de uma forma ou de outra, ajudam numa boa metodologia basta que se tenha paciência para buscar esses recursos.




4 CONCLUSÃO


Trabalhar com a prática, social e profissional, como espaço de constituição dos saberes, implica não perder de vista o universo cultural dos diferentes agentes sociais que fazem histórica e culturalmente a escola.
Considerando que ainda não temos uma tradição em pesquisa acumulada
sobre os saberes,e sim a experiência cotidiana como lugar de construção e que vivemos em um momento de clara hegemonia do projeto neoliberal no campo da educação.
As tecnologias de informação e comunicação estão modificando as situações de trabalho, e as máquinas passaram a executar tarefas rotineiras em substituição aos seres humanos, neste ambiente de mudanças, a construção do conhecimento já não é mais produto unilateral de seres humanos isolados.
Mas de uma vasta colaboração cognitiva distribuída, Nesta conjuntura, em que a mudança tecnológica é a regra, buscar condições para ancorar a preparação do profissional do futuro requer uma estratégia diferenciada. Este profissional deverá interagir com máquinas sofisticadas e inteligentes.
Será um agente no processo de tomada de decisão. Além disso, o seu valor no mercado será estimado com base em seu dinamismo, em sua criatividade e em seu empreendedorismo. Todos esses fatores evidenciam que só a educação será capaz de preparar as pessoas para enfrentar os desafios dessa nova sociedade.

Um comentário:

Arlete disse...

Oi,
Você postou bastante material. Sua proposta está interessante. Atente apenas para as observações abaixo:

- No item 2 da proposta, qual o papel do professor?
- Fazer introdução contextualização do item 3.2.
- Rever final do item 3.2.
- Procure dar um caráter mais pessoal à conclusão.

P.S Acho que vc postou parte da monografia no blog.

Sucesso